18ª Edição da Primavera dos Museus promove acessibilidade e inclusão em museus de Salvador

Programação da Primavera dos Museus inclui exposições e atividades inclusivas nos museus do IPAC em Salvador.

A 18ª edição da Primavera dos Museus, com o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, começa nesta terça-feira (24/09/2024) e se estende até domingo (29), com atividades gratuitas nos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em Salvador. O evento, organizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), visa promover a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências em todos os espaços culturais, oferecendo uma programação especial voltada para o público geral e grupos específicos.

Entre os destaques, está a exposição “DEF Contexto” no Museu de Arte da Bahia (MAB). Essa mostra reúne trabalhos de três artistas baianos com deficiência, Gustavo Reis, Devid Monteiro e Jefferson Carvalho, cujas obras refletem sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência em relação às barreiras físicas, sociais e emocionais. A exposição busca sensibilizar o público para a importância da inclusão e da acessibilidade nos espaços culturais. Outra atração no MAB é a exposição “O Jardim de Luís Dias”, que será inaugurada na quinta-feira (26), e apresenta o trabalho do artista Paulo Coqueiro. A mostra oferece uma interpretação sobre a história urbana de Salvador, destacando aspectos da herança colonial portuguesa e seus impactos na segregação socioespacial.

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC) celebra seu primeiro ano de funcionamento com a “Virada MAC_Bahia Ano 1”. O evento contará com 36 horas ininterruptas de atividades artísticas, começando às 10h do sábado (28) e se estendendo até às 22h do domingo (29), data do aniversário do museu. A programação inclui exposições, performances, shows, oficinas e visitas guiadas. Um dos pontos altos do evento será a abertura da exposição “Último Lote” e a apresentação do Grupo IFÁ Afrobeat na noite de sábado.

No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o destaque é o “Projeto Estudantes nos Museus”, voltado para a inclusão de estudantes com deficiência. O projeto vai proporcionar uma experiência acessível a alunos do Centro de Atendimento Educacional Especializado Prof. Alberto de Assis e do Colégio Estadual Ruth Pacheco. As visitas estão programadas para os dias 24 e 25 de setembro, e os alunos participarão de atividades adaptadas às suas necessidades, garantindo uma experiência inclusiva no museu.

Redação do Jornal Grande Bahia

Fonte: Clique aqui