34ª Convenção Anual da ADEMI destaca avanço do mercado imobiliário baiano em 2024

A abertura oficial da Convenção Anual da ADEMI-BA reuniu lideranças públicas e empresariais para debater o setor imobiliário e celebrar resultados de crescimento no estado.

A 34ª Convenção Anual da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) teve início na noite desta quinta-feira (05/12/2024), no Iberostar, em Praia do Forte, litoral norte baiano. O evento também marcou a abertura do 8⁰ Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário (FLIMI), que compõe a programação da convenção.

O presidente da ADEMI-BA, Cláudio Cunha, abriu oficialmente os trabalhos destacando os resultados alcançados em 2024. Segundo ele, o setor registrou crescimento de 197% nos lançamentos e um aumento de 4% no Valor Geral de Vendas (VGV) em comparação ao ano anterior. “Estamos encerrando este ciclo como líderes em lançamentos e vendas no Nordeste. Melhor do que superar os demais estados é superar nossas próprias expectativas”, afirmou.

A mesa de abertura contou com a participação de representantes de órgãos públicos e do setor empresarial. Entre os presentes, estavam José Trindade, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador; Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção; Samio Cássio de Carvalho Melo, superintendente regional da CAIXA; e Bruno Maia Piñeiro, gerente comercial de varejo da Bahiagás.

Durante a cerimônia, José Trindade destacou o impacto do programa Minha Casa Minha Vida no setor imobiliário. Segundo ele, a Bahia contará com um aporte de R$ 120 bilhões até 2026, conforme anunciado pelo governo federal, com foco em iniciativas como o programa habitacional.

Mila Paes ressaltou a relevância do mercado imobiliário para a economia e o desenvolvimento urbano de Salvador. “Além de ser um grande empregador, o setor é um excelente termômetro do desenvolvimento de uma cidade”, disse a secretária.

Renato Correia, por sua vez, abordou os desafios enfrentados pelo setor, incluindo a necessidade de adaptação às condições econômicas, como as taxas de juros. “Este é um setor maduro e resiliente, mas precisamos trabalhar para modernizar e reduzir o endividamento do estado”, declarou.

A convenção se estenderá até segunda-feira (9), com uma programação que inclui palestras e debates sobre economia, política e tendências no setor de construção civil e imobiliário. O evento conta com o patrocínio da Bahiagás, do Governo da Bahia e da CAIXA.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia

Fonte: Clique aqui