Bombeiros de SP vão até Manaus para auxiliar nas buscas de naufrágio
Equipe deve utilizar tecnologia subaquática para facilitar a procura das sete pessoas que ainda estão desaparecidas
O Governo de São Paulo enviou uma equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) neste sábado (14) para prestar apoio técnico especializado nas buscas subaquáticas às vítimas do naufrágio da embarcação Lima de Abreu, que transportava 80 passageiros. O acidente foi na região do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, no município de Manaus (AM), na tarde de sexta-feira (13), na região do Encontro das Águas no trajeto entre Manaus e Nova Olinda do Norte, no Amazonas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, 71 pessoas foram resgatadas com vida. Das outras 9 pessoas, segundo o relatório do Instituto Médico Legal (IML), ao menos duas morreram – uma criança de 3 anos e a jovem Lara Bianca, de 22 anos – e 7 ainda continuam estão desaparecidas.
Equipamentos subaquáticos como ROV (veículo operado remotamente), o Sonar Side Scan e o Detector de Metal Próton 5, que realiza uma varredura técnica precisa, devem ser utilizados nas buscas. O objetivo é identificar o local preciso da embarcação antes do início dos mergulhos. Segundo os bombeiros, não é indicado mergulhar sem a localização confirmada, por questões de eficácia e segurança.
Assim que chegaram, os seis militares paulistas foram recebidos no Pelotão Fluvial do Corpo de Bombeiros do Amazonas, onde todas as instruções necessárias sobre as condições da água local e as estratégias usadas desde o início da operação foram passadas. As buscas seguirão com o trabalho conjunto dos dois estados para a ampliação da área de busca.
Jovem Pan




