Declaração de Cascais é aprovada em fórum global para promoção da paz
Líderes globais reunidos no 10º Fórum Global da Aliança para as Civilizações, em Cascais, Portugal, aprovaram por unanimidade a Declaração de Cascais. O documento, que se tornou o ponto central do evento, propõe soluções concretas para promover a paz e enfrentar questões como o aumento da violência, antissemitismo, nacionalismo e intolerância religiosa.
A declaração foi construída em 25 parágrafos, destacando medidas que incluem o uso de inteligência artificial para fomentar o diálogo intercultural e combater a desinformação e o discurso de ódio. Entre os compromissos assumidos pelos signatários, estão a promoção do diálogo entre gerações, o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento dos direitos humanos e o reconhecimento do papel das mulheres como mediadoras de conflitos.
Na abertura do fórum, o secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou os “tempos muito difíceis” vividos globalmente e destacou a necessidade de ações concretas em todos os níveis, especialmente com a participação ativa de jovens. Guterres reforçou a importância de iniciativas que promovam a paz, alertando para o impacto de narrativas nacionalistas e intolerantes.
O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também participou do evento e sublinhou a urgência da cooperação internacional para combater o egoísmo, a arrogância e o isolacionismo. Além disso, foi mencionada a relevância da educação inclusiva e do papel dos líderes religiosos na mediação de conflitos e promoção de uma cultura de paz.
Durante o evento, atividades paralelas, como um fórum para jovens, painéis temáticos e um festival de cinema, ampliaram o alcance das discussões. O Centro de Congressos do Estoril sediou os encontros, que também enfatizaram o impacto positivo da migração segura e o papel do recém-adotado Pacto para o Futuro, focado em fortalecer o multilateralismo.
*Com informações da ONU News.
Outras Publicações
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Redação do Jornal Grande Bahia