Feira de Santana: Mutirão do Centro Municipal de Prevenção ao Câncer registra alta adesão apesar da chuva
No último sábado (31/08/2024), o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), em Feira de Santana, recebeu um grande número de pacientes para um mutirão, apesar das condições meteorológicas adversas. A ação, organizada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), visou reduzir a fila de espera para consultas e exames, e faz parte de um conjunto de iniciativas realizadas ao longo do mês de agosto.
A presidente da FHFS, Gilberte Lucas, destacou que a adesão dos pacientes superou as expectativas da equipe, que havia previsto uma possível redução no comparecimento devido à chuva que afetou a cidade desde a tarde de sexta-feira.
“A chuva intensificada desde a sexta-feira fez com que imaginássemos uma possível diminuição no público. Contudo, às 7h do sábado, já iniciamos o atendimento com um número significativo de pacientes previamente agendados,” afirmou Lucas.
Os mutirões realizados ao longo do mês de agosto, tanto no CMPC quanto no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), resultaram em uma redução de mais de três mil pessoas na fila de espera para atendimento regulado, com um total de 244 atendimentos. Gilberte Lucas destacou que os esforços visam alcançar os objetivos do governo municipal em relação à oferta e ampliação dos serviços de saúde.
Durante o mutirão do dia 31, foram realizados 64 exames preventivos, 23 consultas ginecológicas, 78 ultrassonografias transvaginais, 23 ecocardiogramas e 16 atendimentos clínicos. Além disso, 40 dispositivos intrauterinos (DIU) foram inseridos em pacientes do município. Essas ações fazem parte de uma programação estabelecida pela Fundação Hospitalar desde o início do ano.
Relacionado
Redação do Jornal Grande Bahia