Inmet emite alerta de grande perigo sobre onda de calor na região Sul
Segundo o aviso, o grau de severidade indicado é o nível mais alto na escala de ameaças
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre uma onda de calor que pode acometer a região sul do Brasil nos próximos dias, com o início previsto a partir desta terça-feira (03) às 00h01 e termina no próximo sábado (07) às 23h59.
Segundo o aviso o grau de severidade das altas temperaturas é indicado no mapa em vermelho, que quer dizer grande perigo, o nível mais alto na escala de ameaças. A temperatura pode atingir 5ºC acima da média por período maior do que os 5 dias indicados.
O fênomeno pode atingir 511 municípios distribuídos entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As áreas mais afetadas são:
- Serrana
- Oeste Catarinense
- Sudoeste Rio-grandense
- Noroeste Rio-grandense
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Sudoeste Paranaense
- Nordeste Rio-grandense
- Centro Oriental Rio-grandense
- Sudeste Paranaense
- Sudeste Rio-grandense
- Centro-Sul Paranaense
- Norte Catarinense
O Inmet informa que o calor extremo pode trazer riscos à saúde, como desidratação, exaustão térmica e agravamento de doenças cardiovasculares, e recomenda atenção redobrada, hidratação frequente e evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia. Em caso de qualquer situação extrema, o Instituto aconselha o contato com a Defesa Civil, pelo número 199.
Júlia Lara




