Mestre Bule-Bule se apresenta na 46ª edição do Festival de Violeiros de Feira de Santana
O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) será o local de realização do 46º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024. A apresentação ocorrerá no dia 1º de novembro, a partir das 18 horas, no Teatro Universitário do Cuca, com entrada gratuita. O evento contará com a participação de Mestre Bule-Bule, um destacado representante da cultura nordestina, que realizará o show de abertura e de encerramento.
Mestre Bule-Bule é um renomado repentista, cordelista, sambador, tiraneiro e forrozeiro, reconhecido por sua contribuição à divulgação da cultura do repente. Anteriormente, o artista participou de edições do festival como competidor, mas nesta oportunidade, sua atuação será como uma das principais atrações do evento.
Nesta edição do Festival, cinco duplas de repentistas de diferentes estados do Nordeste disputarão o primeiro lugar. As duplas participantes incluem Hipólito Moura (PI) e Jaciel Rufino (PE); Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olímpio (PE); Vem Vem do Nordeste (SE) e Galego da Viola (SE); Raimundo Caetano (PB) e Rogério Meneses (PB); além de Nadinho de Riachão (BA) e Leandro Tranquilino (BA). Os versos improvisados pelos violeiros serão avaliados por uma comissão julgadora composta por Prof. Dr. Aaron Lopes, Franklin Maxado, Jackson Ramos e Antônio Maracujá.
Além da programação musical, o evento também promoverá a Feira de Saberes e Sabores da Uefs, onde serão comercializadas comidas típicas da culinária nordestina. A transmissão do festival ocorrerá ao vivo nas plataformas digitais da TV Olhos D’Água, incluindo YouTube e Instagram. A apresentação do evento será conduzida pelo jornalista Tanúrio Brito.
A programação do evento será a seguinte:
- 18h00 – Abertura do Teatro Universitário
- 18h30 – Cerimônia de abertura
- 18h50 – Show de abertura de Bule-Bule
- 19h20 – Apresentação das duplas de violeiros
- 21h20 – Resultado do Festival
- 21h30 – Show de encerramento de Bule-Bule
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é um evento que visa celebrar a cultura do repente, uma forma tradicional de música e poesia nordestina. Criado em 1975 pelos violeiros Caboquinho, Dadinho e João Ramos, o festival já foi palco de importantes artistas da música nordestina, como Ivanildo Vila Nova e Pedro Bandeira. Desde 2021, o Repente é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo narrativas orais, cantorias e poesia popular improvisada.
Com o objetivo de preservar a tradição do repente e o Festival, o Cuca/Uefs organiza o evento desde 2023 em parceria com a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), presidida por João Ramos, um dos fundadores do festival. O 46º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca, com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, da TV Olhos D’Água e da Feira de Saberes e Sabores, um projeto da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Uefs.
Relacionado
Redação do Jornal Grande Bahia