Projetos de iniciação esportiva apoiados pelo Governo da Bahia já alcançaram quatro mil crianças em dois anos

Ginástica artística e rítmica ganham destaque em projetos esportivos gratuitos na Bahia, com apoio da Sudesb.

O Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), tem ampliado suas ações de iniciação esportiva para crianças, atingindo cerca de quatro mil participantes em dois anos. A ginástica artística, uma das modalidades mais procuradas, teve um aumento significativo no número de interessados após as conquistas de atletas brasileiras nas Olimpíadas de Paris 2024. Para atender à crescente demanda, a Sudesb iniciou aulas gratuitas de ginástica artística no Centro de Treinamento Waldemar Santana, em Salvador, e também de ginástica rítmica na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.

Atualmente, 200 meninas, com idades entre cinco e 16 anos, realizam treinamentos de ginástica artística no Centro de Treinamento Waldemar Santana, no Largo de Roma, Salvador. As aulas acontecem duas vezes por semana e envolvem a prática de aparelhos como trave, solo, cavalo com alça, paralelas assimétricas, barra fixa e cama elástica. Entre as alunas, Maria Soares Aquino Barbosa, de 10 anos, destacou-se nos testes iniciais e já sonha em competir profissionalmente. Segundo sua mãe, Andréa Soares, a dedicação da filha ao esporte foi motivada pelas Olimpíadas de Paris, nas quais a ginasta Rebeca Andrade brilhou, inspirando muitas jovens baianas.

O projeto Casa da Ginástica da Bahia, uma parceria entre a Federação Baiana de Ginástica e a Sudesb, também oferece aulas de ginástica rítmica, modalidade que atende 400 crianças de 6 a 19 anos na Arena de Esportes da Bahia. A iniciativa visa não apenas a inclusão social por meio do esporte, mas também o desenvolvimento de uma base de atletas de alto rendimento, com foco em futuras competições nacionais e internacionais.

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a importância da educação vinculada ao esporte, afirmando que o investimento em iniciação esportiva tem sido eficaz no combate à evasão escolar e na melhora do desempenho físico e social das crianças envolvidas. Para participar dos projetos esportivos, os interessados devem comprovar matrícula escolar, além de atender a outros requisitos.

Além da ginástica, a Sudesb apoia outros projetos de iniciação esportiva, como “Natação em Rede”, que inclui modalidades como natação, polo aquático e nado artístico, “Pedal Bicicross”, “Remando nas Águas Baianas”, de canoagem, e o “Núcleo de Esportes de Lutas e Combates II”, que abrange disciplinas como boxe, karatê, judô, e outras artes marciais. Ainda há vagas para alguns desses projetos, cujas inscrições ocorrem presencialmente nos centros de treinamento parceiros.

Segundo Vicente Neto, os resultados obtidos nos últimos dois anos com esses projetos foram expressivos, e o governo pretende ampliar as ações devido ao crescente interesse pelo esporte. O objetivo é garantir que mais crianças possam descobrir e desenvolver suas habilidades esportivas em diversas modalidades.

Redação do Jornal Grande Bahia

Fonte: Clique aqui