SETUR Bahia prevê novo recorde de visitantes para o Carnaval 2025
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) projetou um novo recorde de turistas para o Carnaval de 2025 durante o VI Fórum do Carnaval de Salvador, encerrado na quinta-feira (19/09/2024) no Wish Hotel da Bahia. O evento, que reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor, discutiu a sustentabilidade, a economia e o impacto cultural da maior festa popular do mundo. No Carnaval deste ano, cerca de três milhões de visitantes estiveram no estado, resultando em uma injeção de R$ 6,6 bilhões na economia local, um recorde para o período.
A Setur-BA tem se dedicado ao longo do ano à promoção do turismo na Bahia, focando na qualificação da mão de obra e na melhoria da infraestrutura turística. Durante o Carnaval, a secretaria amplia suas ações, oferecendo diversas atrações e um receptivo estruturado para os visitantes, que inclui atendimento em vários idiomas nos pontos de entrada do estado, como o aeroporto, o porto e o terminal rodoviário. Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA, destacou que os resultados dessas iniciativas são positivos, como demonstrado pelas pesquisas realizadas após o Carnaval.
“A festa movimenta todos os setores produtivos em todo o estado, e o turismo é diretamente beneficiado. Após o evento, realizamos avaliações dos turistas e planeamos as ações para o próximo ano, colaborando com outros órgãos estaduais”, afirmou.
Washington Paganeli, presidente do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (COMCAR), enfatizou a importância de repensar o Carnaval, buscando opiniões e sugestões dos envolvidos.
“Nosso Carnaval é cultura, turismo e, sobretudo, empregabilidade. A imagem da Bahia é projetada para o Brasil e o mundo através desse grande evento, que atrai milhões de turistas e tem um impacto significativo na hotelaria, restaurantes, blocos e camarotes. Portanto, é essencial aprimorá-lo continuamente”, disse Paganeli. Pedro Costa, presidente do Conselho Baiano de Turismo e vice-presidente do COMCAR, concordou, ressaltando a relevância do evento para a economia local.
Relacionado
Redação do Jornal Grande Bahia