União Brasil em Tensão: Apoio à reeleição do presidente Lula ou candidatura própria em 2026?

Elmar Nascimento propõe debate sobre apoio à reeleição do presidente Lula, enquanto Ronaldo Caiado, governador de Goiás, defende candidatura presidencial do União Brasil e rechaça aliança com o PT.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), rebateu neste sábado (23/11/2024) declarações do deputado federal e líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento, originário da Bahia, sobre um possível apoio à tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. Caiado reafirmou sua posição contrária à aproximação com o Partido dos Trabalhadores e reiterou a intenção de lançar uma candidatura própria ao Palácio do Planalto.

— Nunca existiu isso que foi colocado na mídia. Nunca se aventou tamanho suicídio político em 2026. O União jamais vai caminhar com o PT — afirmou Caiado em entrevista ao UOL.

Caiado anunciou que formalizará sua candidatura presidencial em um evento em Salvador, após o Carnaval de 2025, destacando a importância da Bahia no cenário político e a liderança de Elmar no estado. O parlamentar baiano, por sua vez, defendeu que o partido decida até fevereiro de 2025 sua posição oficial sobre as eleições presidenciais, após a conclusão das disputas pelo comando do Congresso Nacional.

— Não dá para a gente ficar falando em candidatura própria ou flertando com a candidatura adversária por dentro do governo — declarou Elmar, destacando que seria incoerente manter ministérios no governo Lula enquanto se articula uma candidatura própria.

Relevância da Bahia no Cenário Nacional

A posição de Elmar, que representa a Bahia, traz implicações estratégicas no cenário eleitoral de 2026. A Bahia, maior colégio eleitoral do Nordeste, é um dos estados mais alinhados ao PT, tendo sido determinante na vitória de Jerônimo Rodrigues ao governo estadual em 2022. A eventual disputa entre um candidato próprio do União Brasil, como Caiado, e a candidatura de reeleição de Jerônimo Rodrigues como apoiador de Lula pode aprofundar as divisões regionais no partido e enfraquecer sua base no Nordeste.

Impacto do Indiciamento de Bolsonaro e o Cenário da Direita

A conjuntura política da direita também influencia o debate no União Brasil. O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Polícia Federal, em um inquérito sobre planos golpistas, reduziu as chances de sua candidatura em 2026. A avaliação de líderes políticos é que Bolsonaro, junto ao seu entorno, enfrenta rejeição crescente, tornando inviável sua continuidade como principal nome da direita.

Nesse contexto, lideranças partidárias veem Caiado como um dos nomes viáveis para a disputa presidencial, ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Ratinho Júnior (PR). No entanto, a defesa de uma aliança com Lula feita por Elmar expõe divergências internas e pode enfraquecer o partido nacionalmente.

Caiado, único governador entre os citados a declarar publicamente interesse no Planalto, afirmou que avalia o cenário político com cautela.

— Vejo com muita preocupação (o indiciamento de Bolsonaro) e aguardo o final do julgamento. Muito cedo para fazer este diagnóstico (sobre 2026) — disse Caiado ao jornal O Globo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia

Fonte: Clique aqui