Salvador: Nova passarela na Avenida Paralela amplia mobilidade para moradores de Mussurunga e Bairro da Paz
A partir desta terça-feira (10/12/2024), moradores dos bairros de Mussurunga e Bairro da Paz, em Salvador, contam com uma nova passarela na Avenida Paralela, entregue pelo Governo da Bahia. Construída pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a estrutura possui 354 metros de comprimento e três metros de largura. Além de facilitar o acesso às ruas Luís Eduardo Magalhães e Desembargador Wilde de Lima, a passarela conecta pedestres às ciclovias e à pista de caminhada localizada no canteiro central da avenida. O investimento total na obra foi de mais de R$ 16 milhões.
A entrega oficial foi conduzida pelo vice-governador Geraldo Júnior, acompanhado da secretária da Sedur, Jusmari Oliveira, e outras autoridades locais. Durante a cerimônia, Geraldo Júnior destacou o impacto social da obra:
“Transformar a vida das pessoas tem sido a máxima do nosso governo. Por isso, essa não é apenas uma obra de infraestrutura, mas também um marco de integração entre as comunidades de Mussurunga, Bairro da Paz e São Cristóvão, conectando as estações de ônibus e metrô”.
A obra deve beneficiar diretamente cerca de 20 mil moradores do Bairro da Paz, uma das regiões mais populosas da capital baiana. Para Viviane Boaventura, manicure autônoma, a nova passarela representa um avanço significativo.
“Era uma dificuldade atravessar, especialmente em dias de chuva. Havia muitos atropelamentos. Agora, com a passarela, teremos mais segurança e acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência, crianças e idosos”, afirmou.
A estrutura também melhora o acesso às estações de ônibus e ao terminal de metrô do Bairro da Paz. Segundo Jusmari Oliveira, a participação popular foi essencial na idealização do projeto.
“Essa passarela integra um conjunto de obras planejadas em diálogo com a população de Salvador e da Região Metropolitana desde o início da implantação do metrô Salvador-Lauro de Freitas”, explicou.
A secretária também citou outras intervenções relevantes, como o Tramo 3 do metrô e os complexos viários de Águas Claras e Campinas, que totalizam investimentos de R$ 800 milhões.
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do subúrbio também integram o planejamento de mobilidade do governo estadual. Segundo Jusmari, a iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população com ações orientadas pela democracia participativa.
“Queremos mudar a vida das pessoas com projetos pensados para atender às reais necessidades da população”, concluiu.
Outras Publicações
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia