Clima de deserto: umidade relativa do ar fica abaixo de 12% em partes do país
A umidade relativa do ar tem ficado abaixo dos 12% em algumas cidades do Brasil desde o último domingo (18). Na capital paulista, o nível foi o mais baixo desde novembro de 2021. O dado de umidade coloca o país em níveis como o encontrado no deserto do Saara.
A forte onda de calor é uma das responsáveis por essa sensação de tempo mais seco. Em Cuiabá, os termômetros marcaram 42ºC. A ausência de chuvas é outro fator que contribui para secura do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitido diversos avisos sobre níveis baixíssimos de umidade relativa.
As regiões ao Noroeste do estado de São Paulo, extremo leste de Minas Gerais, sul do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul e praticamente todo estado de Goiás estão entre os locais mais críticos, com alertas de grande perigo nesta terça-feira (20).
Para esses lugares, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12% nos próximos dias. Para se ter dimensão, no deserto do Saara, a umidade do ar costuma variar entre 14% e 20%.
Temperaturas extremas marcam o mês de agosto
Após fim de semana de muito calor, a semana começou com temperaturas elevadas e pouca umidade em muitas cidades pelo país.
Uma área de pressão atmosférica tem atuado na região Centro-Oeste, dando força para que o ar seco fique ainda mis forte. Esse efeito cria um “bloqueio” na atmosfera.
O fenômeno também impede que a chuva e o ar frio circulem pela região, contribuindo para elevar a temperatura, e dificultar a melhora nos níveis de umidade do ar.
Veja as expectativas para semana na explicação do jornalista Marco Mendes, durante o CNN Prime Time:
Como ficam as regiões mais críticas
A previsão para os próximos dias é de uma pequena melhora nos níveis de umidade. A virada dos ventos e o afastamento gradual da massa de ar seco, melhora a umidade relativa do ar em algumas regiões.
No Centro-Oeste do país, a onda de calor deve permanecer nos próximos dias em todo Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e a região sul do Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá. No norte do país, o sul de Rondônia também deve permanecer quente.
As temperaturas acima da média tomam conta de boa parte do Sudeste.
Em São Paulo, quase todo estado deve permanecer com tempo quente, além das regiões sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No sul, expectativa de temperatura com 5ºC acima da média até quinta-feira (22), em algumas regiões. O calor deve elevar os termômetros em quase todo Paraná e Santa Catarina, além de parte do norte do Rio Grande do Sul.
Confira como ficam os locais mais críticos destas regiões nesta terça (20):
- Goianésia-GO: 8% de umidade às 15h
- Barretos-SP: 9% de umidade às 16h
- Castro-PR: 9% de umidade às 16h
- Cuiabá-MT: 10% de umidade às 18h
- São Paulo-SP (Mirante de Santana): 12% de umidade às 15h
Compartilhe:
robertosouza