Frio recorde em SP: Defesa Civil abre “Abrigo Solidário“ no metrô Pedro II para acolher pessoas em situação de rua
Em vista de uma frente fria chegando no final desta semana na capital paulista, a estação Dom Pedro II do Metrô de São Paulo, na Linha 3-Vermelha, funcionará como um ‘Abrigo Solidário’ para acolher pessoas em situação de rua. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), os termômetros podem marcar as temperaturas mais baixas nos últimos dois anos.
O abrigo terá capacidade para atender até 100 pessoas por noite. O funcionamento começará a partir de sexta-feira (9), quando as mínimas devem chegar a 6ºC na Região Metropolitana, e permanecerá aberto até a próxima terça-feira (13).
De acordo com a Defesa Civil, “os pets dos abrigados também serão acolhidos, recebendo água e ração. Serão fornecidos colchões, cobertores e refeições gratuitas, incluindo jantar e café da manhã, oferecidos pelo Programa Bom Prato Móvel, além de banheiros químicos disponibilizados na estação pela Guima Conseco”.
A estação fica na Rua da Figueira, na Sé, Centro de São Paulo. Vale ressaltar que os abrigados poderão permanecer no abrigo entre as 19h e as 8h do dia seguinte.
A Defesa Civil também alerta a população paulista sobre os riscos da frente fria especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos. “A baixa umidade do ar também contribui para o aumento de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.”
Por isso, a orientação é que toda a população se mantenha agasalhada, evite locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienize as mãos com frequência.
Compartilhe:
leticiacassiano